O empresário Eike Batista disse nesta terça-feira, 23, que vai participar dos leilões de concessão dos aeroportos que o governo pretende privatizar até o fim do ano. A intenção do governo é entregar à iniciativa privada os aeroportos de Guarulhos, Campinas e Brasília. Eike, porém, não disse em quais dos três teria interesse. 'No mínimo eu vou provocar os outros a pagarem mais', afirmou em encontro com empresários promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais do Rio (Lide-Rio).
Segundo Eike, a ideia é se associar a um grupo estrangeiro e não a empresas brasileiras. Ele afirmou que uma nova empresa poderá ser criada para entrar no ramo aeroportuário. 'É uma oportunidade de negócios grande, principalmente no Brasil, que tem um tráfego grande', declarou.
Ontem o governo concretizou a primeira concessão no setor. O vencedor da concessão do aeroporto de São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte, foi o grupo formado pela Engevix e pela argentina Corporación América.
Porto do Açu
A indústria automobilística deve perder espaço para a de óleo e gás no Complexo Industrial do Porto do Açu, que a LLX está construindo no norte fluminense. Segundo Eike Batista, controlador do grupo EBX, ao qual a LLX está vinculada, a indústria automobilística 'ficou pequena' para o porto do Açu, diante do interesse de empreendedores do setor de óleo e gás em se instalar no local.
'Grandes empresas que vão ter de fornecer equipamentos de contratos já ganhos estão procurando lugar para fazer uma indústria', disse em evento promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais do Rio (Lide-Rio). 'Temos como âncora o nosso próprio estaleiro, que é um grande demandador', afirmou em referência ao estaleiro que a OSX, empresa de construção naval e offshore do grupo vai erguer no local.
Segundo Eike, as indústrias que se instalarem no local também poderão atender de forma competitiva estaleiros localizados em outras partes do País. 'Os outros estaleiros podem receber as peças por navio. É uma vantagem imensa usar a cabotagem para entregar', explicou.
(Texto atualizado às 16h34)
Nenhum comentário:
Postar um comentário