segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

SAÚDE

Nutrição saudável começa em casa Pesquisa mostra que cantinas escolares incentivam obesidade infantil, mas comer bem se aprende com pais Micheli Nunes
micheli.nunes@diariosp.com.br Um estudo desenvolvido na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, mostrou que as crianças que comem lanches em cantinas escolares com regularidade têm mais propensão à obesidade. A pesquisa, realizada com cerca de mil crianças e adolescentes, detectou que alunos que compravam seu lanche na cantina diariamente tinham 29% mais chances de serem obesos.

“Geralmente, essas cantinas oferecem opções muito gordurosas e calóricas, como hambúrguer, salgados fritos, refrigerantes e doces. A criança acaba consumindo isso diariamente. No caso das escolas públicas, o problema é que a cantina oferece um almoço no lugar do lanche, assim, os alunos acabam fazendo três grandes refeições diárias”, explica Renata Noronha, endocrinologista infantil do Hospital São Luiz.

Contudo, a médica não acredita que a causa da obesidade infantil esteja na escola. “Apesar de ser uma grande contribuinte para o aumento de peso nas crianças, a refeição feita na escola não é a maior responsável. A educação alimentar começa em casa, onde os pequenos fazem a maior parte das refeições. Os pais devem começar essa educação desde o nascimento, evitando alimentos industrializados e cheios de açúcar, incentivando as atividades físicas e principalmente dando o exemplo”, explica ela.

O endocrinopediatra Eurico Mendonça, do Hospital Infantil Sabará, concorda. “São os adultos que controlam a alimentação dos pequenos, então, não é difícil identificar quem está errando nessa história.” Ele ressalta que a obesidade infantil pode trazer sérios problemas. “Esses jovens com sobrepeso ou obesos são bombas-relógio para doenças cardiovasculares e podem apresentar os fatores de risco para as doenças de adultos, como colesterol elevado, diabetes tipo 2 e hipertensão arterial”, alerta

www.josepereiraimoveis.com.br

Nenhum comentário: