São Paulo - Recomendação unânime contra queda, principalmente de crianças, de janelas de apartamentos ou residências com mais de dois andares, as redes de proteção estão cada vez mais se aperfeiçoando e garantindo maior confiabilidade.

Fabricadas com tecnologia moderna, seus fios de polietileno, em forma de malha, recebem tratamento adicional contra raios ultravioleta e oxidação, além de serem impermeabilizante.
Na hora de comprar a tela é preciso ficar atento com a qualidade do produto | Foto: Reprodução
Na hora de comprar a tela é preciso ficar atento com a qualidade do produto | Foto: Reprodução
Verifique se nos fios estão impressos o nome da marca da tela. Assim é possível checar se o produto recebeu ISO (Organização Internacional para Padronização) ou foi testado por algum órgão renomado.

O espaçamento ideal entre nós é de 5 cm, o que garante resistência contra impactos, na sua versão mais aprimorada, de até 750 kg/m². A garantia de uma peça de primeira linha é de 5 anos e a validade é de 10 anos.

A instalação deve ser feita com espaçamento entre ganchos de no máximo 15 cm. A abertura destes deve ser posicionada para o lado interno. A corda que prende a tela deve ter, no mínimo, 40 mm de espessura, e o dimensionamento da bucha deve ser de acordo com o tamanho do vão.

Apesar de na maioria dos casos a cor escolhida ser a branca, a cor preta reduz a interferência visual causada pela tela. E à noite torna-se quase imperceptível.

Produtos menos gabaritados – também existentes no mercado – podem atender às necessidades de quem quer evitar quedas apenas de animais domésticos de pequeno porte, que não necessitam de tanta atenção na resistência a impactos, mas sim, quanto ao espaçamento da fixação nas laterais e a durabilidade dos fios frente às unhas dos gatos.

A vantagem das telas em relação às antigas grades é que não são consideradas pelos condomínios como alteração de fachada. E, em uma emergência, em caso de incêndio, por exemplo, é possível cortá-la mais facilmente.