Curso à distância demanda disciplina
História de sucesso
3 2Prático, o curso à distância é uma boa escolha para aqueles que não querem perder muito tempo no deslocamento entre trabalho/casa/universidade e ter mais flexibilidade nos horários das aulas. Mas, para aproveitar totalmente o conteúdo, é preciso muita disciplina para acompanhar as explicações do professor via internet.
“Um curso de pós à distância é uma excelente alternativa para os profissionais que vivem sem tempo para estudar. É uma escolha inteligente e o mercado valoriza pessoas práticas. A única observação é quanto à instituição de ensino”, afirma o diretor da Catho Educação, Constantino Cavalheiro.
A Anhanguera Educacional, que adquiriu recentemente cinco instituições no Grande ABC – UniABC, Uniban, UniA, Faculdade Anchieta e Faenac – oferece seis cursos exclusivamente no sistema EAD e outros sete que dividem sua grade entre aulas EDA e presenciais nos campi da região.
“Para fazer um curso como esse, depende da força de vontade do próprio aluno. O ideal é acompanhar todos os dias as aulas via internet, mas é possível remanejar os horários ao longo da semana. Lembrando sempre que há um professor que dará suporte uma vez na semana para os alunos presencialmente”, diz a coordenadora de pós-graduação e extensão da Anhanguera campus São Caetano, Claudia Gomes.
Com o crescente aumento da procura por esta modalidade – a Anhanguera não divulga números – a coordenadora não descarta a abertura de novos cursos EAD em breve. Para quem escolheu a modalidade à distância, a praticidade é o principal ponto positivo.
“Escolhi esse tipo de curso por uma questão de economia de tempo. Acesso as aulas três vezes por semana. É suficiente para entender o conteúdo”, avalia Uly Aparecida Imenes, estudante do curso de MBA – Gestão de Pessoas. Com conclusão do curso prevista para fevereiro, a administradora já projeta a realização de outra pós, na área de Psicologia, em breve. “Se possível, novamente à distância”, enfatiza.
Grande ABC - Além da Anhanguera, outras universidades da região também oferecem pós à distância. A Fundação Santo André trabalha com cursos específicos para o mercado corporativo ou setor público. A Strong/FGV possui o curso de Administração de Empresas. As aulas são transmitidas ao vivo, via satélite, onde o aluno conta com a presença de dois professores.
A Metodista oferece cursos para a área de Gestão Executiva e de Negócios: Comunicação Empresarial; Gestão Ambiental; Logística Empresarial e na área Humanidades e Educação: Aconselhamento Pastoral; Design Educacional: educação a distância e blended learning.
A duração de todos os cursos de pós EAD é de 18 meses e as aulas são quinzenais via web.
Os alunos conseguem interagir, enviando perguntas pelo chat e até mesmo com entradas ao vivo. O professor também tem algumas ferramentas no próprio programa, como lousa e exposição de materiais. Durante a quinzena os alunos realizam atividades, geralmente fóruns de discussão, leituras e exercícios de reflexão sobre o tema abordado. Há também trabalhos mais práticos, de acordo com o docente.
O aluno só comparece ao polo ou ponto de apoio presencial (escolhido pelo aluno no momento da matrícula) para a realização das provas modulares, que são avaliações dissertativas sobre os conteúdos abordados. A Universidade de São Caetano do Sul pretende abrir cursos EAD ainda neste ano, mas depende de autorização do Ministério da Educação. “Estamos em processo de certificação para cursos na área de Gestão. Isso nos permitirá estender nossa capacidade territorial. Poderemos oferecer nosso conteúdo para além da região”, destaca o pró-reitor de pós-graduação Eduardo de Camargo Oliva.
Um comentário:
E nao se pode esquecer de reforçar que os Cursos Ofertados a distância sao de otimas qualidade....
Postar um comentário