quarta-feira, 7 de março de 2012

Será que o Brasil está preparado para evitar uma possível bolha imobiliária?

06 de março de 2012, às 23h28min

Será que o Brasil está preparado para evitar uma possível bolha imobiliária?

Tamanho do texto:
 
 
               Considerando a equação oferta/demanda será que não ocorrerá aqui, o mesmo que ocorreu nos Estados Unidos? O setor da construção está a cada dia mais aquecido, com inúmeras construções espalha das pelo país, de norte a sul.
                 Porém, neste momento ocorre também uma verdadeira desova de imóveis (Entrega de imóveis deve subir 2,6 vezes em 2012 - http://www.gazetadopovo.com.br/....) vendidos na planta entre os anos de 2008 e 2010, dos quais muitos são de propriedade de pessoas que investiram justamente com a ideia de obter lucro com a venda destes imóveis após a entrega dos mesmos.
                 Assim, se levarmos em consideração o aumento na oferta de crédito e da renda dos brasileiros e a diminuição dos prazos e dos juros cobrados nos financiamentos, qual será a linha tênue que separa oferta e demanda? Assim para enriquecer minha explanação tomem nota da manchete de um jornal de circulação nacional "Venda de imóveis novos em SP cai 21% e é a menor desde 2005" (http://www1.folha.uol.com.br/mercado/1057758-venda-de-imoveis-novos-em-sp-cai-21-e-e-a-menor-desde-2005.shtml), então vem à pergunta que intitula este artigo; Será que o Brasil está preparado para evitar uma possível bolha imobiliária? Quando ocorreu o boom da bolha imobiliária nos Estados Unidos o Brasil tomou medidas e adotou ações que minimizaram os efeitos aqui dentro, porém o fato é, que se não for feito um real "dever de casa" e forem adotadas medidas para se evitar o estouro de uma bolha imobiliária local, estaremos fadados ao que posso chamar de suicídio econômico caseiro, onde o estouro da "bolha" pode comprometer nossa economia de tal maneira que tudo o que foi conquistado até hoje se perderá e possivelmente demoraria mais 20 ou 30 anos para se recuperar. O fato é, demanda maior que a oferta.... preços altos e em muitos casos abusivos, porém nesta situação ocorre a movimentação de capital e a diferença entre investimentos e retorno de capital investido é balanceada. Enquanto que, oferta maior que demanda, puxa os preços para baixo, porém nesta situação os compradores até saem ganhando de certa forma, mas a verdade é que de maneira acentuada o retorno dos investimentos acaba se tornando desequilibrado e comprometendo os inúmeros sistemas que financiam tais obras.
               É visível que nenhum país é capaz de suportar a "explosão de uma bolha imobiliária", o caso é, evitar esta situação, para que não soframos os impactos que os norte americanos sofreram quando da falência de seu setor imobiliário, dada a devida importância deste setor na economia de um país e mais ainda, a nível global.

Nenhum comentário: